Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos

Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos
Alexandre Morais da Rosa

Kindle - Meu livro novo

O meu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.
Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro. CLIQUE AQUI

AGORA O LIVRO PODE SER COMPRADO NA LIVRARIA CULTURA - CLIQUE AQUI

Também pode ser comprado na LIVRARIA SARAIVA - CLIQUE AQUI

LIVROS LUMEN JURIS - CLIQUE AQUI

03/11/2009

O que estes dois vídeos possuem em comum?

Uma das respostas, em alguns dias, aqui. Primeiro, o que acham?


4 comentários:

  1. São tantos traços comuns entre estes fatos,do processo de etiquetamento, seleção, controle, intolerância... e o fantástico coloca a Gloria Kalil a comentar o caUso!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, eu fiquei aqui tentado responder. Mas na verdade a única coisa comum é o medo que me provoca em saber que no final da primeira década do 3º milênio esse tipo de coisa ainda acontece. Temo profundamente pelo nosso futuro como democracia e estado de direito. Estamos voltando aos tempos obscuros e na maioria, ninguém se importa.

    ResponderExcluir
  3. Penso que ambos demonstram um comportamento de seletividade. Pode-se observar que as pessoas do ambiente passam a enchergar seu selecionado como alienígenas ao grupo e por isso passam a produzir gestos de segregação, repulsa, antipatia.
    No caso da jovem universitária, os demais alunos passaram a excluí-la do grupo, utilizando-se de artifícios que a diminuam, a tornem inferior, pois essa é a posição que eles atribuem a ela e a atacam.
    O mesmo é obsevável no caso da tortura no presídio, onde aqueles que já foram excluídos do convível social passam a ser tratdos como algo inferior àquela concepção que o próprios membros do grupo, alí representados pelos agentes estatais, tem seres humanos, de respeito.
    Em ambos os casos, as vítimas são aqueles que não se encaixam e por isso devem ser penalisados, seja pelo cometimento de um crime, seja por estar abalando os conceitos toleraveis por um grupo.
    É interessante ressaltar a estrutura arquitetônica da Universidade. Lembra muito estruturas de muitas casas penitenciárias. Querendo ou não, esse conceito aquitetônico tem forte influência no comportamento daqueles que alí convivem, pois é um modelo pensado para as primeiras prisões e assim o foram com a intensão de manter os presos sob os olhos dos que vigiavam, para manter a ordem. No caso da Universidade,os próprios alunos se colocaram nessa função. Não satisfeitos, eram os que vigiavam o respeito as "regras daquele grupo", os que julgavam quem estava de acordo e eram quem começavam a aplicar as devidas "sanções"
    Infelizmente, enchergo isso como uma patologia da nossa sociedade e isso tem fortes reflexos no direito penal: seletividade, estigmatização,dir. penal do autor, etc.

    ResponderExcluir

Mega Big Brother

Contador de visitas