Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos

Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos
Alexandre Morais da Rosa

Kindle - Meu livro novo

O meu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.
Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro. CLIQUE AQUI

AGORA O LIVRO PODE SER COMPRADO NA LIVRARIA CULTURA - CLIQUE AQUI

Também pode ser comprado na LIVRARIA SARAIVA - CLIQUE AQUI

LIVROS LUMEN JURIS - CLIQUE AQUI

22/11/2009

Embora Veja, faz pensar

Quem acredita muito em Verdade Real não se preocupa com isto, um mero erro do sistema.



Home » Revistas » Edição 2140 / 25 de novembro de 2009



Polícia

Injustiças em série

A inabilidade da polícia em desvendar crimes cometidos por
serial killers faz com que muitos inocentes sejam punidos.
Um estudo inédito pode ajudar a mudar isso


Laura Diniz


VEJA TAMBÉM

Quatro presos, duas confissões e nenhuma certeza sobre a identidade do bandido. Esse é o saldo do assassinato de Vanessa Batista de Freitas, ocorrido em agosto de 2006 em Guarulhos, na Grande São Paulo. Na equação acima, há no mínimo um inocente. A morte de Vanessa, ao que tudo indica, faz parte de uma sequência de crimes cometidos por um único meliante – um assassino em série, portanto. Crimes desse tipo expõem de forma ainda mais clara a inépcia da investigação policial no país. Estima-se que apenas 3% de todos os crimes violentos sejam desvendados pela polícia brasileira. A eficiência tende a ser ainda menor em situações mais complexas, em que é preciso comparar o padrão de comportamento dos suspeitos e encontrar os pontos em comum de diversos homicídios para descobrir o culpado. Com frequência, quando o serial killer é desmascarado, já há outras pessoas condenadas no seu lugar. Isso poderia ser evitado se os investigadores convocassem equipes multidisciplinares, capazes de usar desde conhecimentos psicológicos até técnicas de perícia modernas, para analisar em profundidade um conjunto de crimes semelhantes e sem solução. Foi o que fez a polícia paulista neste ano. O resultado foi um estudo, ao qual VEJA teve acesso, que pode servir de modelo para a investigação de serial killers no Brasil. Cinco peritos em criminologia analisaram e com-pararam quinze estupros e assassinatos ocorridos em Guarulhos, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre junho de 2006 e agosto de 2008. O objetivo era descobrir o envolvimento de um suposto serial killer nesses crimes. O perfilado, Leandro Basílio Rodrigues, de 20 anos, está preso desde agosto do ano passado em Sorocaba, por roubo. No dia da prisão, ele confessou em detalhes mais de uma dezena de homicídios, inclusive o de Vanessa. Depois, voltou atrás.

Assassino em série é aquele que mata duas ou mais pessoas em ocasiões diferentes, em geral valendo-se da mesma estratégia e escolhendo vítimas com alguma semelhança entre si. Estupros também podem ser cometidos em série, obedecendo a essas mesmas condições. Estima-se que 90% dos serial killers sejam psicopatas, isto é, indivíduos que não têm sentimentos de natureza moral como compaixão, culpa e remorso. Muitos começam como molestadores de crianças ou estupradores e, com o tempo, tornam-se assassinos. Segundo os autores do estudo encomendado pela polícia paulista, foi o que provavelmente aconteceu com Rodrigues. A especialista em serial killers Ilana Casoy, os psicólogos forenses Antonio de Pádua Serafim e Maria Adelaide de Freitas Caires, o legista André Ribeiro Morrone e o sociólogo Túlio Kahn cruzaram os boletins de ocorrência, os inquéritos policiais, as provas e o depoimento de sobreviventes e entrevistaram o próprio Rodrigues, conhecido como "Maníaco de Guarulhos". Eles concluíram que todos os crimes analisados obedecem aos mesmos padrões, como a forma de matar e o perfil das vítimas. No total, são quatro estupros e onze assassinatos (dois dos abusos sexuais e um dos homicídios não se concretizaram). Rodrigues está respondendo a processo por apenas dois crimes. Da lista de atrocidades, o caso de Vanessa se destaca pelo fato de a Justiça ter condenado outros três homens que nada têm a ver com Rodrigues. Eles já passaram três anos presos.

Mãe de dois filhos pequenos, Vanessa tinha 22 anos quando foi violentada e morta por asfixia no caminho entre a igreja e sua casa. O pai de uma das crianças, Renato Correia de Brito, e dois amigos, Wagner Conceição da Silva e William César de Brito Silva, foram presos no dia em que o corpo foi encontrado. Apontado como mandante do crime, Renato Brito assinou uma confissão. Dias depois, voltou atrás e disse que assumira a culpa porque fora torturado. Em agosto de 2008, Rodrigues foi preso por outro crime e acabou confessando mais de uma dezena de assassinatos. Na ocasião, ele descreveu em detalhes como teria matado uma jovem perto de um cemitério – era Vanessa. Como consequência, Renato Brito e seus amigos, após dois anos de cadeia, foram soltos. Não por muito tempo, porque Rodrigues se arrependeu da confissão. Em novembro de 2008, os três suspeitos iniciais acabaram condenados e enviados de volta à prisão. Rodrigues, preso por roubo, jamais foi formalmente investigado pela morte de Vanessa. Se a conclusão do time de especialistas estiver correta, portanto, há três homens pagando por algo que não fizeram. "As confissões de Rodrigues combinam com todas as provas científicas que encontramos", diz Ilana Casoy, uma das autoras do estudo. O corpo de Vanessa e os das outras vítimas do Maníaco de Guarulhos tinham marcas de pancadas na cabeça, lesões nos braços e sinais de violência sexual similares. Os ferimentos eram compatíveis com a maneira como Leandro atacava as mulheres – segundo a descrição que ele próprio havia feito à polícia. Os locais em que os cadáveres foram encontrados eram todos próximos de onde Leandro morava, um padrão comum ao de outros serial killers.

Como no caso de Vanessa, as investigações de assassinatos em série frequentemente deixam um rastro de injustiças em série. Eliane de Jesus e Adailda Bonfim do Espírito Santo, mães de duas meninas mortas em Salvador na década de 90, por exemplo, foram processadas e punidas pelo assassinato das próprias filhas. Na verdade, as crianças foram mortas por Adílson do Espírito Santo (nenhum parentesco com Adailda), serial killer baiano que em 1999 confessou a autoria desses e de outros crimes. As mães se livraram das acusações, mas a injustiça já tinha sido feita. "Casos assim existem porque a polícia brasileira tem o péssimo hábito de se contentar com uma única tese, em vez de investigar todas as possibilidades", diz o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Ou seja, é mais fácil concentrar-se em provar a culpa do primeiro suspeito que aparece do que recolher mais provas e deixar que elas deem outros rumos à investigação.

Foi o que aconteceu no caso dos mais de quarenta meninos emasculados e mortos no Pará e no Maranhão nas décadas de 80 e 90. "No início, só se trabalhava com a hipótese de magia negra associada a perversões sexuais", diz a promotora maranhense Geraulides Mendonça Castro, que investigou os crimes e participou da descoberta do verdadeiro criminoso: Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, o maior assassino serial brasileiro. Em 2003, Chagas confessou tudo, e no ano seguinte descobriu-se que uma quinzena de pessoas havia sido investigada, processada, presa ou condenada pelos crimes dele. Quando se assiste ao noticiário policial dos Estados Unidos, tem-se a impressão de que a sociedade americana é prolífica em psicopatas. É provável que no Brasil não seja diferente. Só que, aqui, a maioria continua à solta.

Fotos Ernesto Rodrigues/AE e reprodução

Um comentário:

  1. A famigerada verdade real é um fato do passado e por isso é impossível de ser reconstituido, por mais forçosos que sejam os esforços. Nosso sistema probatório tem a péssima mania de dar credibilidade divina à prova testemunhal. Boa parte disso decorrer da completa ausência de demais meios de provas, há bem da verdade. Aqueles que acreditam na verdade real ignoram fragilidade dos meios probatórios que culminam nela. O grande problema é que condenações estão aí. BOm, mas pro povo desde que alguém tenha sido preso, ta legal, ta bacana. É assustador assistir as pessoas usarem do Direito Penal como se fosse um brinquedo, ignorando as consequências de seus instrumentos. Depois não sabem o porque dos altos índices de violência. Como já dizia Zaffaroni, o sistema de penas está falido, não tem legitimidade...mas continua aí.
    Convido a todos a fazerem um exercício de leitura e tentar estipular um número, mínimo que seja, de quantas interpretações diferentes podem ser dadas a um texto. O mesmo se faz com uma cena de crime. Artistas gráficos da informática podem ajudar, construindo um plano 3D, para facilitar a compreensão: quantas visões diferentes não se podem ter de uma mesma cena...o problema é que quanto maior o número de cenas possíveis, mais detalhes se perdem, comparando uma com a outra. Detalhes estes determinantes para saber o que realmente aconteceu. Pensando bem, este cenário seria a utopia da verdade real e como ele próprio, verdade real é impossível de ser alcançada.
    Repito. Apesar disso, as decisões estão aí.

    ResponderExcluir

Mega Big Brother

Contador de visitas