Esmesc promove exibição e debate do documentário "Bagatela" e homenagem aos Professores
A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – Esmesc realizou ontem, dia 14 de outubro, a exibição e debate do Documentário "Bagatela" que retrata a trajetória de Maria Aparecida e Sueli, mulheres presas por pequenos furtos; expondo as fragilidades do sistema judiciário brasileiro e a tensa relação entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.
A abertura do evento foi comandada pelo Diretor Geral da Escola, juiz Silvio José Franco e estiveram presentes Magistrados, Professores, Alunos da ESMESC e das diversas instituições de ensino superior da Grande Florianópolis e demais operadores do direito, bem como a produtora e diretora do documentário Clara Ramos.
Após a exibição, o coordenador científico do evento, juiz Alexandre Morais da Rosa, abriu espaço para discussão sobre os “crimes de bagatela”.
“O documentário é impactante. Faz repensar nossas posições ingênuas e a serviço do poder. É o verdadeiro espetáculo de higiene social, levado a efeito por juristas de plantão e iludidos ideológicos, além de mostrar um pouco mais do porque dos 80% da massa de presos no Brasil ganha até dois salários mínimos por mês”, comenta o juiz Alexandre.
Na ocasião, a Editora Lumen Juris realizou sessão de autógrafos do livro “O Ponto Cego do Direito: The brazillians lessons ”, do professor da Universidade de Coimbra - Portugal, Dr. Rui Cunha Martins, que também participou do debate sobre o documentário “Bagatela”.
Na sequência, foi oferecido um jantar em homenagem ao Dia do Professor, brindado com a parceria musical dos Diretores da Escola, Silvio Franco (vocal e violão) e Cláudio Eduardo (violino), acompanhados de Matheus Franco (violão e guitarra).
A Escola registra sua homenagem ao honroso trabalho prestado por todos os mestres que já passaram por suas salas de aula, contribuindo para a concretização de seus objetivos na formação dos operadores do direito.
“Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar”. Thomas Mann
Tentativa de pensar o Direito em Paralaxe (Zizek) alexandremoraisdarosa@gmail.com Aviso: quem não tiver coragem de assinar os comentários aos posts, nem precisa mandar, pois não publico nada anônimo. Recomendo ligar para o Disk Denúncia...
Kindle - Meu livro novo
O meu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro. CLIQUE AQUIAGORA O LIVRO PODE SER COMPRADO NA LIVRARIA CULTURA - CLIQUE AQUITambém pode ser comprado na LIVRARIA SARAIVA - CLIQUE AQUILIVROS LUMEN JURIS - CLIQUE AQUI
18/10/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estava simplesmente maravilhoso!!!
ResponderExcluirUm retrato fiel daS realidadeS...