Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos

Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos
Alexandre Morais da Rosa

Kindle - Meu livro novo

O meu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.
Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro. CLIQUE AQUI

AGORA O LIVRO PODE SER COMPRADO NA LIVRARIA CULTURA - CLIQUE AQUI

Também pode ser comprado na LIVRARIA SARAIVA - CLIQUE AQUI

LIVROS LUMEN JURIS - CLIQUE AQUI

09/02/2014

Ost e a Tragédia dos Comuns

Ost e a tragédia dos comuns (OST, François. A natureza à margem da lei: a ecologia à prova do direito. Lisboa:Piaget, 1997.p.149.):
O mito fundador desta corrente de pensamento foi escrito em 1968 por G. Hardin: verdadeiro vínculo comum da argumentação neoliberal, ele é conhecido sob o nome “tragédia dos comuns”[1]. Imaginemos, explica Hardin, uma pradaria aberta a todos. É de esperar que cada pastor procure criar o máximo de animais possíveis neste prado. Não há qualquer problema, desde que o seu número não prejudique as capacidades de regeneração do recurso em erva. Chega-se, no entanto, a um ponto em que esta começa a rarear. Cada pastor dá-se conta disso e começa a preocupar-se. Mas, individualmente, ele não pode modificar essa situação. Pelo contrário, enquanto “pastor racional” ele tem todo o interesse em aumentar o número de cabeças de gado que conduz ao pasto: em qualquer hipótese, o seu benefício é superior à fração de desvantagem que suporta, por causa da deterioração crescente do recurso coletivo. Entramos, assim, na lógica infernal da tragédia dos bens comuns: cada um vê-se encerrado num sistema que o leva a aumentar a sua manada ilimitadamente, num contexto de recursos limitados. E depressa se impõem a conclusão: a liberdade dos bens comuns conduz à ruína de todos.



[1] HARDIN, Garrett. "The Tragedy of the Commons", in G. HARDIN e J. BADEN (eds.), Managing the Commons, São Francisco, 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mega Big Brother

Contador de visitas