Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos

Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos
Alexandre Morais da Rosa

Kindle - Meu livro novo

O meu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.
Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro. CLIQUE AQUI

AGORA O LIVRO PODE SER COMPRADO NA LIVRARIA CULTURA - CLIQUE AQUI

Também pode ser comprado na LIVRARIA SARAIVA - CLIQUE AQUI

LIVROS LUMEN JURIS - CLIQUE AQUI

07/04/2013

Eu me neguei a soprar o bafômetro, Luis Nassif


Eu me neguei a soprar o bafômetro

Enviado por luisnassif, qua, 20/03/2013 - 08:00
Autor: 
 
Coluna Econômica
Quase meia noite, uma blitz da Policia Militar me manda parar o carro. Saio e sou abordado por um sargento que quer que eu faça o teste do bafômetro. Recusei, apesar de não ter bebido. A intenção foi saber o que acontece com os que se negam a soprar.
***
O problema surgiu quando se constatou que nenhuma pessoa estaria obrigada a soprar o bafômetro. Para corrigir a lacuna, foi promulgada a chamada Lei Seca, com alguns absurdos (como o mínimo de 0,3 de álcool no sangue).
O motorista que recusar a soprar o bafômetro terá que assinar um termo. Se apresentar sinais visíveis de embriaguez - e apenas nessa situação - será autuado e submetido a uma perícia médica.
Voltemos à minha história para entender o que está ocorrendo na prática.
***
Quando disse da minha recusa em soprar o bafômetro, o sargento da PM  nem quis conversa.
- Se não soprar, o senhor será autuado.
Disse-lhe que não sopraria.
Aí criou-se o impasse.
Na blitz, não havia nenhuma pessoa para preencher o termo de recusa. E nenhum perito médico para atestar se eu estava ou não embriagado.
O correto seria o sargento me liberar. Mas aí sua autoridade seria arranhada.
Resolveu, então, me levar até a delegacia, enquanto um funcionário da PM conduzia o carro.
***
Chegamos na delegacia, abarrotada por problemas mais efetivos. Atrás do balcão, o delegado indagou do sargento se eu apresentava sinais de embriaguez.
Se admitisse que eu não apresentava os tais sinais, não haveria como o sargento justificar minha detenção. Na cara de pau, então, a autoridade afirmou que sim, eu apresentava sinais de embriaguez.
Reagi na hora. Perguntei ao delegado se via algum sinal de embriaguez em mim.
Nervoso, o sargento quase ordenou que não o interrompesse.
Insistiu que eu tinha os sinais, nos olhos vermelhos (poderia ser de sono mas, efetivamente, não estavam vermelhos), no hálito e... na arrogância.
Nem de arrogante poderia me acusar, já que minha reação foi apenas contra a lei, não contra os PMs. Depois, fui de viatura até a delegacia, sem abrir a boca.
***
Toca esperar na sala da delegacia, cercado de bêbados autênticos e alguns marginais.
Conversa vai, conversa vem, o delegado informou que, já que bastava a palavra do PM para me autuar por embriaguez, eu deveria ir até o Instituto Médico Legal (IML) para fazer a perícia técnica.
Na delegacia, perdi hora e meia; no IML, perderia mais duas horas.
***
A esta altura, o PM percebeu que tinha criado uma confusão do nada. Aproximou-se, mais cordato, conversou um pouco sobre a lei, mostrou bom conhecimento. E, no final da conversa, abriu o jogo:
- Faz assim: sopre o bafômetro que nós te liberamos.
Era quase um apelo.
Como já tinha material de análise sobre a aplicação prática da Lei, soprei, deu zero, e fui liberado.
***
Se a mera palavra do sargento é suficiente para me segurar por quatro horas em delegacia e IML, não há a opção de não soprar o bafômetro. A opção é, sopra ou passe quatro horas detido.
Parte do problema se resolve com a PM aprimorando seus procedimentos e não permitindo mais blitz sem a presença do escrivão e do perito médico.
Mas deveria haver formas mais efetivas de contenção de esbirros autoritários de autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mega Big Brother

Contador de visitas